Tradutor do Blog

domingo, 9 de junho de 2013

CONHEÇA O PAÍS QUE APENAS 1% DA POPULAÇÃO VAI ÀS IGREJAS E A BÍBLIA É O LIVRO MAIS VENDIDO





Um mistério editorial intriga um país nórdico da Europa setentrional com uma população de  aproximadamente 5 milhões de habitantes. Neste país, o livro mais vendido não é o "50 Tons de Cinza" (um romance erótico da autora inglesa Erika Leonard James, que é um best seller com mais de 40 milhões de cópias vendidas em 37 países), mas o livro mais vendido ali é a Bíblia Sagrada!

Estamos falando da Noruega, a mais nova versão da Bíblia na língua pátria se tornou rapidamente o livro mais vendido no país. A luterana Igreja da Noruega ("Norges Folkekirke" - "Igreja do Povo Norueguês"), que é a religião oficial do país, constitucionalmente capitaneada pelo monarca local, atualmente Harald V, se mostrou surpresa com a febre bíblica que invadiu as livrarias.

Engana-se quem acha que se trata apenas de um fenômeno editorial extemporâneo, já que outro evento que está fazendo muito sucesso nos palcos noruegueses é a peça (com 6 horas de duração!) intitulada "Bibelen", que, como você pode ter percebido pela grafia similar, encena nada mais nada menos do que passagens da Bíblia.

Já surradas com a pouca frequência às igrejas, as autoridades eclesiásticas locais são tímidas na hora de chamar o repentino fenômeno bíblico de "avivamento", talvez - cá entre nós - porque o súbito interesse tenha vindo de fora da igreja e não das ressecadas e relativizadas pregações dos seus sacerdotes.

Não deixa de ser sintomático, também, que a explosão do interesse bíblico tenha se dado pouco depois do triste episódio do "terrorista cristão norueguês", que matou dezenas de jovens em julho de 2011.

Aventuramo-nos, entretanto, a dizer que no caso do novo best seller norueguês prova - também cá entre nós - que, quando a igreja se cala, se acultura e se acomoda à gelada institucionalização, Deus levanta outros instrumentos para despertar o interesse nEle e saciar a sede do teu povo, nem que seja uma jumentinha, não é mesmo?

Parafraseando Efésios 5:11, então clamamos juntamente com Paulo: "Desperta tu que dormes. ó Noruega, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará!". (Informações: The Telegraph - Wikipédia)



***




Fonte: Blog/O contorno da sombra



Nenhum comentário:

Postar um comentário