Tradutor do Blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

COMO MUDAR SEU TEMPERAMENTO






Por: Bayardo Antonio Guadamuz


Todo o cristão deve entender que morremos para o velho homem e que já temos crucificado nossa carne com seus desejos e paixões. E que somos livres de todo o pecado e de toda a condenação, em (1 Co 5:17) Cristo já nos fez novas criaturas e portanto não devemos viver de acordo com nossa velha maneira de viver, pois nós somos agora novas criaturas.

O cristão verdadeiro já não deve andar como o mundo vive. E o mundo anda em ódio, amarguras, disputas, contendas, gritarias, e em pecados. Já o cristão não vive segundo o sistema desse mundo. Ele tem de aprender a viver debaixo da vontade de Deus.

Lembra como vivíamos antes de conhecer o Senhor? Antes, nós vivíamos como queríamos, fazíamos o que queríamos, dizíamos o que viesse a boca e ninguém podia dizer nada. Isto porque vivíamos em nossa "livre" escravidão do pecado sem conhecer a moralidade, o respeito, a honra, o amor, os princípios éticos morais, espirituais e sem conhecer Deus que é a base de toda moralidade e respeito.

Antes se nos diziam duas palavras, nós respondíamos com quatro. Tínhamos uma forma má de dizer as coisas. Éramos as vezes grosseiros e justificávamos tudo com aquela frase: "Eu não tenho papas na língua"; "digo a verdade a qualquer um".

Vivíamos enojados, com ira, amargurados, com cara de quem chupou limão. Entretanto, como é lindo ver cristãos sorridentes, felizes, às vezes em provas, mas contentes. Por quê? Porque sabem que tem uma viva esperança no Reino dos Céus, e que apesar das circunstâncias, Deus está com eles.

É importante reconhecer que como cristãos necessitamos de viver nossa nova vida em Cristo e que o mundo possa ver em nós algo que realmente não têm. É por isso que você e eu devemos trabalhar para melhorar a cada dia nosso caráter. Que possa haver uma diferença entre o caráter do mundo e o caráter de Deus. Entre o que serve e o que não serve a Deus. Então eu vou lhe perguntar: Qual é o seu caráter?

Saiba que o seu caráter antigo representa sua velha natureza e maneira de viver. A velha natureza representa o sistema do mundo, que tem uma mente religiosa, pela nossa maneira de ser, pensar e falar. Deve existir uma diferença entre o mundo e o cristão, porque somos novas criaturas em Cristo.

As Escrituras dizem "Pois já não vivo eu, mas Cristo vive em mim", O que acontece é que muitas pessoas não querem mudar sua maneira de ser, de pensar, de falar, de viver, porque isto significa despojar-se da antiga maneira de ver. Já que isto tinha se formado como um mau hábito, um mau costume, e acreditávamos que era correto se comportar como procedíamos e assim éramos felizes, contudo agora, em Cristo, nos damos conta que essas atitudes não nos trazem nenhum benefício e que precisamos mudar.

Eu vou definir a palavra caráter e seu significado. E qual é o caráter aceitável aos olhos de Deus? O que agrada e o que não agrada à Deus? Caráter significa: personalidade, natureza, gênio, temperamento, humor, ânimo, firmeza, vontade, forma, estilo, tipo. Isto significa o mundo e a psicologia que o temperamento das pessoas está dividido em quatro tipos que são: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.

Com qual desta quatro formas você o definem ou são compatíveis como sua personalidade? Qual lhe agrada ou com qual você se identifica?

Esperar respostas? Este tem sido problema de muitos cristãos que em todas suas vidas têm confessado que este ou aquele é seu tipo de temperamento. "É assim que sou": "É que eu tenho um temperamento forte"; "É assim que me criaram". Em suas vidas vêm confessando isto, porém já é tempo de mudar, de entender que agora somos diferentes, novas criaturas em Cristo.


OS QUATRO TIPOS DE TEMPERAMENTO:


1- O temperamento colérico: significa violento, furioso, raivoso, irritado, enjoado, desgostoso, exasperado, enfadado.

2- O fleumático: pessoa tranquila, calma, lenta, passiva, não dinâmica, tonta, lerda, moderada e prudente.

3- O sanguíneo: pessoa pacífica, quase nunca se enjoa.

4- O melancólico: pessoa de grande tristeza, abatimento, languidez, pesaroso, com grande pena e extrema aflição, que sempre está chorando, afligido-se; pessoa muito sensível às más notícias.


Estas formas de temperamento representam o caráter do mundo e não os de Deus. O Senhor não quer que seja assim. Que vivamos debaixo deste sistema. Deus quer que tenhamos o caráter dEle. Já não há sentido em viver confessando: "eu sou colérico", "eu sou fleumático", "eu sou sanguíneo" ou eu sou melancólico. É tempo de mudarmos, então, pois, sejamos diferentes.

Sabe por que as pessoas não estão mudando, ainda que digam ser cristãos? Porque estão vivendo ou querem viver na carne e não no Espírito Santo. Por que não mortificaram suas paixões e desejos? Por que vivem uma velha vida, debaixo de um véu de religiosidade. Por exemplo: se uma pessoa me diz: "É que eu sou assim." O que está me dizendo? Que sua vida não tem mudado, se as Escrituras dizem que já crucificamos nossas paixões e desejos? Gálatas 2:20; 5:24; Felipenses 1:21 e 1 Coríntios 5:15-17.

Quero enfatizar o que está escrito em Efésios 4:21 onde se diz: "Se em verdade vós tendes ouvido e se haveis sido por Ele ensinado conforme toda a verdade que está em Jesus."

No verso 22 diz: Despojados do velho homem que está viciado conforme seus desejos enganosos. "Em outras palavras que está acostumado o que está viciado a viver sua velha vida. Tira isto que não é de Deus. Despojar-se é quando você tira a roupa que se troca a cada manhã e depois se banha. O que aconteceria se você vestir a mesma roupa, com certeza não ficaria satisfeito. E porque não? Porque está suja, porque já foi usada, porque não é bom andar com roupas sujas, mal-cheirosas. Por isso nós devemos nos trocar não somente de caráter senão também de outras coisas que prejudicam nossa nova vida em Cristo. Como a mentira, o engano, a amargura, o roubo, as palavras torpes de nossas bocas. Efésios 4:25-30.

Em Efésios 4:31 nos diz: Tirai de voz toda a amargura, gritarias, iras, maledicências e toda sorte de malícias. Irmãos, enquanto a vida há esperança. E sabem quando é que vou dizer que uma pessoa não pode mudar? Quando o tiverem sepultado. Só assim vou dizer "Pobre irmão não pode mudar, se foi com isso" Mas enquanto tenhamos vida , podemos ser melhores , podemos lograr alcançar o caráter de Deus, porque não é impossível conseguir se quisermos.


COMO  TER O CARÁTER DE DEUS?


Efésios 4:32; 5:1-5, e Colossenses 3:1-17, I João 4:8 e Gálatas 5:22-23

Vejamos o caráter de Moisés. Por causa de seu temperamento ele não pode entrar na Terra Prometida, ainda que lhe havia prometido. Pedro era um homem arrojado, ousado, até o dia que o Senhor o repreendeu, no jardim do Getsémani ao cortar a orelha de um guarda. Teu caráter pode "te" levar ao fracasso espiritual ou a total vitória em Cristo. Deus quer que você e eu sejamos humildes, mansos, espirituais. Deus é Amor, Paz, Justiça, Misericórdia, Perdão, amém.



(Original: 'Cómo cambiar su caracter', Tradução: João Cruzué - Texto base *Efésios 4:22-24 -  Ministério Piedra Principal del Angulo)



***








Nenhum comentário:

Postar um comentário