Tradutor do Blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

SÉRIE:AS 10 PROFECIAS DO FIM DO MUNDO QUE FALHARAM

O Blog inicia uma série que mostrará 'As 10 Profecias do Fim do Mundo que Falharam', vamos dividir a série em cinco posts, sendo duas "profecias" cada; o material é do Blog: O contorno da sombra, e foi feita com base na matéria da famosa revista norte-americana Times; confira, é muito interessante ver como os "profetas do apocalipse" falharam feio. Fica cada vez mais claro o que foi dito pelos lábios do Mestre Jesus é o que realmente vai acontecer: "Portanto, vigiai, por que não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mais considerai isto: se o pai de família o soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai vos apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá" (Mt 24.42-44).  Vamos à série...


******************************************************************************************


Profecia do fim do mundo com data marcada é um fenômeno assim meio sazonal. Mal uma é desmascarada como falsa, surge outra no seu lugar. 

É um caso cíclico de lendas e mitos divulgadas por pessoas que se acham iluminadas, mas não aprendem com os erros dos "profetas" que lhes antecederam. Na edição de 20 de maio de 2011, ainda sob o impacto do "fim do mundo" que o pastor norte americano Harold Camping havia previsto exatamente para aquele dia, a Revista Time publicou a lista das 10 mais famosas profecias apocalípticas que falharam.

Curiosamente, todas as profecias têm em comum o sentido de urgência. Aguarda-se o apocalipse para muito breve, e todos devem proceder com a rapidez desejada para tanto, e, cá entre nós, faz tempo que a sabedoria popular diz que a pressa é inimiga da perfeição.

Agora, diante de mais um do "fim do mundo" fracassado, previsto para o último dia 21/12/2012, nada melhor que relembrar aquela matéria da Times, com as devidas adaptações.


OS MILLERITAS


Eles tomaram esse nome em função de terem seguido o pastor Willian Miller, a quem a revista Time chama de "provavelmente o mais famoso  falso profeta da história".

Miller começou a pregar o fim do mundo no começo da década de 1840, dizendo que Jesus retornaria à terra e o planeta arderia em fogo em algum ponto entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.

A mensagem de Miller foi amplamente divulgada a cerca de 100.000 de seguidores seus venderam tudo o que tinham e foram para as montanhas esperar o fim predito.

Entretanto, quando o período anunciado passou em brancas nuvens, Miller disse que havia cometido um "equívoco" nos cálculos, e marcou uma nova data do fim do mundo para 22 de outubro de 1844. Novo fiasco.

Esse dia passou para a história americana como o "Dia da Grande Decepção", mas boa parte dos seguidores de Miller se reagrupou alguns anos depois sob o comando de Ellen G. White, vindo a formar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que manteve o dia 22/10/1844 com sua peculiar doutrina do "juízo investigativo", em que Cristo teria retornado aos céus , ao Santo dos Santos, para terminar sua obra de expiação dos pecados.


***

HAROLD CAMPING 


O pastor americano é reincidente na triste função de falso profeta. Em 1992 ele já havia previsto a segunda volta de Cristo e o fim do mundo para alguma data em meados de setembro de 1994.

Depois que sua "profecia" fracassou", Harold Camping disse que estava triste mas isso não o incomodava nem um pouco.

O segundo fracasso de 2011, entretanto, parece que convenceu o frustado pastor e futurólogo a aposentar a sua bola de cristal.



***

Amanhã, dando continuidade a série: 'As 10 Profecias do Fim do Mundo que Falharam', apresentaremos mais duas "profecias" fracassadas: A Profecia Maia que havia previsto o fim do mundo para o último dia 21 de dezembro de 2012, e o "profeta" Willian Branham conhecido como: "Irmão Branham" um pastor pentecostal.




Fonte: O contorno da sombra

Nenhum comentário:

Postar um comentário